Scroll (0%)
March 17, 2025

A importância das certificações de sustentabilidade no setor imobiliário

A sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência, para se tornar numa prioridade global que afeta todos os setores da economia, nomeadamente o segmento imobiliário. No contexto das metas globais estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e as exigências crescentes relacionadas com os critérios ESG (Environmental, Social, and Governance), o setor imobiliário tem a responsabilidade de promover a sustentabilidade em várias frentes.

É sabido que a construção e a operação dos edifícios representam uma parcela significativa do consumo global de recursos e da emissão de gases de efeito estufa, o que coloca este setor na linha da frente dos desafios ambientais, inclusivamente como exemplo para outros setores. Adicionalmente, a necessidade de criar ambientes saudáveis e eficientes tornam a sustentabilidade um imperativo para o futuro das cidades e dos edifícios. A nível macro, para enfrentar desafios climáticos e urbanos, e a nível micro, para promover o bem-estar dos ocupantes dos edifícios e a resiliência das comunidades. A eficiência energética, o uso responsável de recursos e a criação de ambientes saudáveis são cruciais, uma vez que, além de reduzirem o impacto ambiental, proporcionarão qualidade de vida, com foco na saúde, conforto e produtividade dos utilizadores

Os desafios são muitos: o aumento da pegada de carbono nas áreas urbanas, a escassez de recursos naturais, as questões relacionadas com a saúde e o bem-estar humano, a crescente exigência por transparência e responsabilidade social nas práticas empresariais, entre tantos outros debatidos ao longo das últimas décadas.

Neste cenário, as certificações de sustentabilidade, como LEED, WELL, BREEAM, SmartScore e WiredScore, desempenham um papel vital, fornecendo métricas e padrões que guiam o setor na aplicação e promoção de práticas mais responsáveis e inovadoras. Estas certificações alinham-se com os princípios ESG, assegurando que os ativos imobiliários respondem aos mais altos padrões de desempenho ambiental, social e de governança.


Neste artigo, explore em detalhe cada certificação:

  • LEED, que se concentra na eficiência energética e no uso de materiais sustentáveis;
  • WELL, que se foca na saúde e bem-estar dos ocupantes;
  • BREEAM, que avalia a sustentabilidade de forma abrangente, incluindo o impacto ambiental e social;
  • SmartScore e WiredScore, que garantem a infraestrutura digital dos edifícios, essenciais para um funcionamento inteligente e eficiente.

Certificações


LEED

Criada pelo U.S. Green Building Council (USGBC) em 1998, a certificação LEED é uma das mais reconhecidas no mundo, promovendo a sustentabilidade desde o design até à operação de edifícios. O seu objetivo é melhorar o desempenho ambiental, ao nível da eficiência energética, no uso de materiais sustentáveis, na gestão eficiente de água e na qualidade ambiental interna.


BREEAM

A BREEAM foi criada no Reino Unido em 1990 e é uma das certificações mais antigas e reconhecidas internacionalmente para a avaliação da sustentabilidade de edifícios. À semelhança da certificação LEED, ela analisa vários fatores, incluindo gestão, energia, saúde, bem-estar, transporte, água, materiais, resíduos, uso do solo, ecologia e poluição.


WELL

Lançada em 2014 pelo International WELL Building Institute, criado também pelo U.S. Green Building Council (USGBC), tem como objetivo transformar edifícios e organizações de forma a promover a saúde e o bem-estar das pessoas. Assim, esta certificação intervém no design, nos protocolos e políticas operacionais, em áreas como ar, água, nutrição, luz, fitness, conforto e saúde mental.

SmartScore e WiredScore

Com a crescente importância da digitalização no setor imobiliário, as certificações SmartScore e WiredScore surgem como um standard que permite desenhar edifícios preparados para as necessidades tecnológicas do presente e do futuro. A certificação WiredScore, lançada em 2013, reconhece e promove a conectividade digital nos edifícios, incluindo critérios de avaliação como conectividade móvel e Wi-Fi, assegurando que estes possuem as melhores infraestruturas para empresas e pessoas. Já a certificação SmartScore, introduzida em 2021 pela mesma entidade, reconhece e promove edifícios inteligentes, tecnologicamente avançados, que proporcionam experiências excecionais, promovendo a eficiência operacional e energética, através de soluções smart.

A sustentabilidade no setor imobiliário vai muito além da construção de edifícios eficientes. Ela abrange a criação de espaços que promovem o bem-estar, a saúde, a conectividade e o desenvolvimento sustentável a longo prazo.

Nexa
Team

At Nexa, our team of experts is at the forefront of real estate innovation and sustainable practices. Passionate about transforming the industry, we bring diverse expertise in investment management, market analysis, and project development to every article we share.

No items found.